sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Jovem e o Capitalismo

O jovem foi gerado pelo sistema capitalista, e assim sua adaptação ocorreu de forma natural. Nesse sentido, é normal que os jovens busquem estar na moda, ter um corpo de acordo com os padrões estéticos impostos pelo mercado, uma vez que a indústria cultural e suas ferramentas construíram essa realidade, ou seja, tornou-se parte do mundo dos jovens buscarem essas formas de reconhecimento social.
Esse sistema impulsionou uma valorização do descartável: o jovem busca se enquadrar nesse mundo consumista efêmero, e não só. Suas relações interpessoais são, ao mesmo tempo, mediadas basicamente pela efemeridade. Esta por sua vez, é acondicionada pela ideologia, imposta especialmente pela mídia, de liberdade através da perfeita manipulação dos desejos dos mesmos. Dessa forma induz-se, também, ao pensamento de que o sistema que aí está em detrimento dos outros, é a melhor maneira de viver no mundo.

João Ortiz

(texto em resposta a enquete)

2 comentários:

  1. É isso aí João !! E essa vivência permanente no efêmero acaba levando o jovem a não buscar nada mais além do presente. A rebeldia, o engajamento, que por tantas gerações foram predicados associados à juventude, sobrevivem quase somente nos discursos de representantes das gerações que avançaram os 30, 40, 50 anos...Ou seja, a vontade de lutar está ficando velha. O sonho acabou??

    Prof. Agnaldo

    ResponderExcluir
  2. O jovem é cada vez mais manipulado pela influência de seus respectivos grupos e pela mídia. Guiados pela efemeridade acabam se perdendo em um mundo vazio, sem um sentido aparente, sem algo pela qual valeria a pena lutar. Nesse ponto pode-se encontrar um dos motivos dos conflitos, sem causa, dos jovens; como exemplo a depressão, gerada frequentemente por essa falta de sentido.
    Apesar disso ainda é possível encontrar pequenos focos de idealismo e estudo da sociedade, de luta, é o que estamos tentando fazer. O sonho não acabou, só anda meio "escondido".

    Evaldo

    ResponderExcluir